terça-feira, 5 de março de 2013

Saiba mais sobre o temível AVC





Pesquisadores britânicos afirmam que dois sintomas recém-identificados podem indicar se uma pessoa está sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC): a fraqueza nas pernas e a perda de visão. Mundialmente, o número de mortes por AVC é alarmante, sendo um óbito a cada seis segundos. No Brasil, é uma vítima a cada cinco minutos, segundo a Sociedade Brasileira de Neurologia. O AVC ocorre quando há entupimento (isquêmico) ou rompimento (hemorrágico) dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. De acordo com a entidade britânica voltada para tratamento do derrame, a Stroke Association, os três sintomas comumente observados são: a fraqueza facial, a fraqueza nos braços e os problemas da fala.


Porque fazer Fisioterapia?

A fisioterapia para pacientes com AVC é de extrema importância. Desde os primeiros dias até muitos anos depois existem objetivos e ganhos para se conquistar. Tanto para as pessoas que tiveram o AVC recentemente, quanto àquelas que tiveram há muito tempo, deve-se realizar uma avaliação para que suas dificuldades e potencialidades sejam identificadas.

Por exemplo, para pacientes que acabaram de ter um AVC, talvez na avaliação se encontre uma flacidez em músculos do ombro e uma possível luxação de ombro. Nestes casos nosso papel é realizar exercícios e orientar posicionamentos e mobilizações que reduzam essa dor e não deixe que ocorra a imobilização e posterior redução da mobilidade deste ombro.

Já para pacientes com um quadro mais leve, ou que tiveram um AVC há um pouco mais de tempo, é importante avaliar a marcha e funções mais complexas como subir e descer rampas / escadas, além de atividades de vida diária e utilização de órteses que auxiliem em sua reabilitação.

Ou seja, é muito importante que seja feita uma avaliação para que se encontre quais são os principais objetivos com cada um, e assim que a terapia traga uma retorno funcional para os pacientes.

Nada de fazer só alongamento! É muito importante lembrar que o Fisioterapeuta tem que ter INTERESSE pelo paciente, para que a terapia traga mais resultados em um intervalo de tempo menor!

Atendimento:
                        Saúde Funcional 
                        Av Rio Branco, 404. Ed Planel Towers, Torre 1. Sala 503.
                        Centro, Florianópolis/SC                        Tel: 32280044 / 88231774

                        Clínica de Integração Multidisciplinar K&F
                        Rua Sérgio Rogério Bems, 105
                        Santa Mônica, Florianópolis/SC              Tel: 30280506 / 88231774




Nenhum comentário:

Postar um comentário